quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

4ª Oficina "Educando com jogos interativos de papel artesanal” relato das atividades realizadas


       A quarta oficina do grupo de trabalho “Reciclando o Papel Descartado” intitulada “Educando com jogos interativos de papel artesanal” aconteceu no dia 20 de novembro de 2013, às 9 horas e 30 minutos, nas dependências do Centro de Convivência Turma do Ique, localizado no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Como ocorreu nas oficinas anteriores, um público diversificado participou desta oficina, integrado especialmente por crianças e adultos.
Local: Centro de Convivência Turma do Ique
Temática da Oficina: Jogos Interativos
Participantes da Oficina:
Jonathan Bockorni Ribeiro dos Anjos
Gabriel Cardoso Mazzardo
Rafael Lopes de Oliveira
Júlio Cesar de Rosa Reissner
Julia Borges Avancini
Raísa Cruz
Gabriela Medeiros
Sthefany da Silva
Poliana dos Santos Peres
Maurício Mieler Bizolin

Na quarta e última oficina realizada na Turma do Ique, intitulada “Educando com jogos interativos de papel artesanal” realizada pelo “Grupo Reciclando o Papel Descartado” foi apresentado pela equipe jogos interativos confeccionado com papel artesanal reciclado produzido no Laboratório de Restauração, do Curso de Arquivologia, da UFSM.
Nesta oficina, para as atividades lúdicas infantis propostas pelo grupo de trabalho a partir de materiais reciclados, neste caso o papel reciclado, foram produzidos alguns jogos que são importantes para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças tais como: o jogo da vida com a temática ‘coleta seletiva’; o jogo de dama, tanto a base como as peças produzidos com o papel reciclado; e, jogo das palavras (português e inglês). 
Outros jogos também produzidos com o papel artesanal foram utilizados durante as brincadeira como o jogo da memória e o jogo da velha.
Com imaginação e criatividade os jogos de regras intelectuais criados pelo grupo buscaram apresentar algumas das diversas possibilidades para o desenvolvimento, explorando a atividade socializada a partir da produção do papel artesanal reciclado.  Além disso, os jogos confeccionados apresentam a temática reciclagem como meio de desenvolver o entendimento da necessidade da preservação ambiental pelos participantes das oficinas ministradas neste projeto.
Além dos jogos, a equipe trabalhou, novamente, a técnica de marmorização, em virtude do interesse demonstrado pelas crianças no decorrer das oficinas anteriores.
O interesse pela participação nos jogos, especialmente o jogo da vida, em que foi utilizada a temática reciclagem, de modo dinâmico, é uma maneira de chamar a atenção das crianças sobre a importância da reciclagem dos materiais descartados a partir do reaproveitamento em um outro produto, como é o caso dos jogos desenvolvidos. Estes jogos contribuem para o desenvolvimento intelectual das crianças, como é o caso do jogo das palavras.
Após a realização das atividades e brincadeiras pelos participantes, a oficina foi finalizada com a entrega dos materiais confeccionados em oficinas anteriores, como os bichinhos, copinhos e papéis marmorizados. Por fim, a equipe convidou todos os participantes, a comunidade presente, a seguirem o grupo pelo Blog, com a disponibilização das informações das oficinas, além de registros fotográficos das atividades realizadas no Centro de Convivência Turma do Ique durante o desenvolvimento do projeto.

Oficina Papel Reciclado (Mês da Cultura em Santa Maria)

PROJETO PAPEL RECICLADO 2015 – OFICINAS REALIZADAS NO ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL DE SANTA MARIA  No Mês da Cultura de Sant...