Projetos



Projeto Ano 2016

As interações comunicacionais-midiáticas no Blog

 Grupo de Trabalho Reciclando o Papel 

Descartado resultantes das práticas de produção do

 papel artesanal em projetos de extensão 

A realização de projetos de extensão, com o incentivo do Departamento de Documentação/Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), incentiva a participação da comunidade em ações que geram novos conhecimentos, sejam tecnológicos, científicos ou culturais.
O grupo de trabalho diversifica suas experimentações realizando projetos com públicos e temas diferenciados como: em 2010, trabalhou com grupos vulneráveis, focando as teorias da sustentabilidade; em 2011, o enfoque foi a educação para docentes; em 2012, o direcionamento foi  o público infantil, com ênfase na educação ambiental; em, 2013, realizou-se ações extensionistas para cuidadores/familiares que são acolhidos pela Turma do Ique (UFSM),  dialogando com a comunidade através da internet; em 2014, os membros da Catedral do Mediador (Igreja Anglicana em Santa Maria) participaram e trocaram experiências com o GT.
Além disso, cursos são realizados periodicamente, como o realizado no Arquivo Municipal de Santa Maria, RS.
Mais um pouco do que é possível criar a partir do reaproveitamento do papel descartado....


Projeto UFSM 2015



Projeto FIEX/UFSM 2014


"A prática da produção do papel artesanal reciclado resultante das interações comunicacionais-midiáticas: uma experiência na Igreja Anglicana em sua Catedral do Mediador"



Tipo de Ação ExtensionistaProjeto

Áreas Temáticas: Comunicação

Linhas Temáticas: Comunicação estratégica 

Instituição responsável pelo Projeto: UFSM (através do Departamento de Documental





   As iniciativas que viabilizam a produção de conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais que partem da UFSM, integrando a comunidade como um todo, somente são possíveis de serem empreendidas através dos projetos de extensão realizados na Instituição.

   A partir do ano de 2010 foram registrados, no Gabinete de Estudos de Apoio Institucional Comunitário (GEAIC/CCSH/UFSM), e executados projetos financiados com recursos do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX) da UFSM, visando à produção do papel artesanal a partir do uso do papel descartado.

   Os projetos de reciclagem foram realizados pelo grupo de trabalho do Laboratório de Restauração, vinculado ao Departamento de Documentação/CCSH e ao Curso de Arquivologia/CCSH, com a colaboração de discentes da UFSM, em especial do Curso de Arquivologia.

  A proposta do grupo de trabalho do Laboratório de Restauração em suas ações é a reutilização da matéria-prima papel descartado que, após cumprir sua função e os prazos de guarda, estabelecidos em instrumentos de gestão de documentos, como a tabela de temporalidade de documentos, passam a ter um novo aproveitamento.

  O grupo de trabalho vem diversificando suas práticas experimentando e realizando projetos desde 2010, cuja área temática foi o trabalho com grupos vulneráveis, focado nas teorias da sustentabilidade. No ano de 2011, o enfoque do grupo foi a educação para docentes. Em 2012 o projeto foi direcionado para o público infantil, com ênfase na educação ambiental, a partir do projeto anterior, sendo aquele a base para o novo projeto.
   Em 2013, o projeto intitulado “Estratégias comunicacionais para a divulgação de práticas da produção do papel artesanal e educação ambiental na internet” fez com que o grupo de trabalho desse continuidade aos esforços sobre a produção e uso do papel artesanal reciclado na comunidade local, porém dessa vez com o intuito de divulgar, através de técnicas de comunicação, os resultados obtidos em ações extensionistas para cuidadores/familiares que são acolhidos pela Turma do Ique (UFSM). Neste projeto foram realizadas oficinas presenciais, com a aplicação da prática da produção do papel artesanal e, como ponto estratégico de comunicação, o diálogo com a comunidade, por meio de aplicações práticas no mundo de convergência tecnológica, através dos espaços de visibilidade na internet.
  A experiência prática oportunizada nas oficinas com a Turma do Ique gerou entusiasmo junto ao público envolvido. Durante a realização das oficinas surgiu o interesse de aprofundar o conhecimento nas práticas da produção do papel artesanal pelo grupo da Catedral do Mediador da Igreja Anglicana em Santa Maria, através dos integrantes do projeto Transform+ação, que é um projeto de reciclagem de papel coordenado pela UMEAB (União das Mulheres Episcopais Anglicana do Brasil) e ligado à referida Catedral. Diante do interesse demonstrado por este público, foi redigido o presente projeto que caracteriza-se por dar seguimento a proposta do projeto FIEX/UFSM vigente, intitulado “Estratégias comunicacionais para a divulgação de práticas da produção do papel artesanal e educação ambiental na internet” a fim de aprofundar o conhecimento sobre a produção do papel artesanal. As atividades de 2014 prevêem a viabilização de novas oficinas para este grupo, possibilitando a interação social.

 

Projeto FIEX/UFSM 2013


"Estratégias comunicacionais para a divulgação de práticas da produção do papel artesanal e educação ambiental na internet"



Tipo de Ação Extensionista: Projeto

Áreas Temáticas: Comunicação

Linhas Temáticas: Comunicação estratégica ou Mídias

Instituição responsável pelo Projeto: UFSM (através do Departamento de Documentação



O Grupo de Trabalho (GT) “Reciclando o papel descartado” do Laboratório de Restauração[2] ligado ao Departamento de Documentação e ao Curso de Arquivologia do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com a colaboração de discentes da Instituição, em especial do Curso de Arquivologia, vem desenvolvendo projetos de extensão visando a produção do papel artesanal a partir do uso do que foi descartado durante o gerenciamento das informações e documentos.
Em 2013, o GT está desenvolvendo o projeto de extensão ‘Estratégias comunicacionais para a divulgação de práticas da produção do papel artesanal e educação ambiental na internet’ registrado no Sistema de Informações para o Ensino (SIE) sob o número 034377, financiado pelo FIEX/ UFSM, cujo objetivo é empregar estratégias comunicacionais na internet (redes sociais e/ou blogs) a fim de divulgar as práticas da produção do papel artesanal e a educação ambiental para profissionais da saúde, familiares e cuidadores das crianças e adolescentes em tratamento hemato-oncológico no HUSM e no Centro de Convivência Turma do Ique[3].
A proposta do GT pode ser citada como um exemplo de boa prática relacionada ao tema reciclagem do papel, já que em razão da gestão de documentos[4], a partir do tratamento arquivístico, aplica o descarte durante o processo de avaliação de documentos com um foco sustentável dentro do Curso de Arquivologia do CCSH/UFSM. O Grupo vem experimentando, desde o ano de 2006, novas técnicas de uso do papel reciclado o que incluir a elaboração de produtos gerados a partir da reciclagem e produção do papel.
  O projeto busca a aplicação de estratégias comunicacionais que viabilizem a interação entre o GT, apresentando a produção do papel artesanal e o grupo do Centro de Convivência Turma do Ique[5]. Para tanto, serão realizadas oficinas utilizando materiais produzidos a partir do papel artesanal reciclado com a participação de crianças, adolescentes, profissionais da saúde e familiares.

[1] Projeto financiado pelo Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX) da UFSM.
[2] O Laboratório está localizado em um espaço exclusivo no térreo do prédio 74 A, sala 2132, no Campus da UFSM em Santa Maria, com 75 m2.
[3] O Centro de Tratamento da Criança e do Adolescente com Câncer (CTCriaC) do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) dá assistência a menores portadores de leucemia, realizando confirmação de diagnósticos de doenças do sangue e oportunizando o tratamento.
[4] Lei nº 8.159/91, no seu artigo 3º, considera gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

[5] As oficinas são agendadas com antecedência, de modo que a realização ocorra sempre no dia da semana destinado ao agendamento de consultas e, consequentemente, com concentração do público alvo.








                           





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oficina Papel Reciclado (Mês da Cultura em Santa Maria)

PROJETO PAPEL RECICLADO 2015 – OFICINAS REALIZADAS NO ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL DE SANTA MARIA  No Mês da Cultura de Sant...