terça-feira, 26 de maio de 2015

Projeto “A LIGA DOS HERÓIS DA TURMA VERDE” desenvolvido pela Unidade de Educação Infantil - Ipê Amarelo



               


UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL- IPÊ AMARELO
TURMA VERDE (MANHÃ)


PROFESSORA: ANA CARLA

                             PROFESSORA AUXILIAR: SUELEN E DEISE                            

PROJETO: “A LIGA DOS HERÓIS DA TURMA VERDE”





          O projeto surgiu através do tamanho interesse da Turma Verde relacionado aos super-heróis e seus poderes.A cada brincadeira criada, as crianças reencarnam diversos personagens como: Batman, Homem Aranha, Capitão América, Flash, Super Man, Lanterna Verde, Homem de Ferro, Thor, O Incrível Hulk, Os Incríveis, Quarteto Fantástico, Mulher-Maravilha, Meninas Super Poderosas, Wolverine, Capitão Planeta, Homem Formiga, Super Choque, Aquaman entre outros.

          Por este motivo resolvemos introduzir este tema, pois acreditamos que objetivo dos Super-heróis é, geralmente, a defesa do bem, da paz, o combate ao crime, tomando para si a responsabilidade de ser protagonista na luta do bem contra o mal. No entanto, um super-herói também pode ser um personagem real ou fictício que inspira qualquer pessoa a agir melhor. Cada herói possui uma história diferente, poderes diversos e um “motivo, ação o que defender”.

        Por consequinte surgiu o Herói Capitão Planeta que juntamente com seus amigos defensores da natureza, apresenta situações de desequilíbrio na natureza causadas pela ação do homem. Durante este projeto surgiu a importância do papel e da madeira, ou seja, dois materiais muito utilizados pelo homem. Trazendo a consciência para as crianças que os dois são produzidos a partir das árvores que são derrubadas nas florestas. Por isso, vária espécies de vegetais já foram extintas, provocando desequilíbrios ecológicos em várias partes do mundo. Na busca de soluções para amenizar este problema, além de plantar diversas arvores, pensamos na ideia de reciclar os papeis que utilizamos.

As crianças adoraram a ideia, no primeiro dia picamos os papeis e deixamos de molho em uma bacia. No segundo dia, as crianças tiveram acesso a diversos materiais recicláveis como: caixinha de papel, copos, diversos objetos e folhas. E logo após colocamos em prática a nossa reciclagem, as crianças misturaram os papeis na agua, colocaram no liquidificador e por fim utilizamos a peneira para que essa folha fosse criada. Para o retoque final, as crianças utilizaram tinta para decorar as folhas criadas. Depois de aproximadamente dois dias os papeis ficaram prontos, fizemos uma painel, expondo os papeis reciclados criado pelas crianças da Turma Verde no corredor da Escola Ipê Amarelo.

         Ficamos muito felizes em realizar este trabalho com as crianças e conscientizando que simples atos podem ajudar o nosso planeta. E através da ajuda de nós professores possibilitarmos diversas atividades que envolvam saciar as dúvidas e curiosidades das crianças através das pesquisas de como surgiu e por qual motivo, a troca de experiências e opiniões, trocas de materiais, vídeos, filmes e diversas brincadeiras. O movimento, o brincar junto, a divisão de materiais, a troca de pares e principalmente que a turma exponha suas necessidades e características, a fim de proporcionar um ambiente aconchegante e acolhedora que os estimule a novas indagações.

           A Turma Verde agradece também a ajuda da professora e doutoranda de Letras da UFSM, Fernanda Kieling Pedrazzi, pelo auxilio neste projeto, nos proporcionando livros e instrumentos para que o trabalho das crianças fosse realizado.


Ana Carla Bayer
 Professora da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo

















3ª Oficina Encadernação: a técnica como alternativa para o reaproveitamento para o papel artesanal

Áreas Temáticas: Comunicação
Linhas Temáticas: Comunicação estratégica ou Mídias
Local: Curso de Arquivologia da UFSM
Data: 28 novembro de 2014
Temática da Oficina: Produção do papel artesanal reciclado marmorizado
Autoria das fotografias: Sônia Elisabete Constante
Participantes da Oficina:

▪ Elza  Constância de Oliveira
▪ Eny Gomes de Carvalho
▪ Gicelda Barbosa de Oliveira Ferreira
▪ Kerlly Brasil


Relato das atividades realizadas


        A terceira oficina do projeto realizado com membros do grupo da Catedral do Mediador (Igreja Anglicana) foi intitulada “Encadernação: a técnica como alternativa para o reaproveitamento para o papel artesanal” e aconteceu no Laboratório de Restauração, vinculado ao Departamento de Documentação/CCSH e ao Curso de Arquivologia/CCSH da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no período da manhã.  

     Nesta oficina foi trabalhado novamente a técnica de marmorização do papel artesanal reciclado, bem como a decoração de objetos, como garrafas utilizando o papel artesanal reciclado. 





































Oficina Papel Reciclado (Mês da Cultura em Santa Maria)

PROJETO PAPEL RECICLADO 2015 – OFICINAS REALIZADAS NO ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL DE SANTA MARIA  No Mês da Cultura de Sant...