quarta-feira, 24 de setembro de 2014

2ª Oficina A técnica da marmorização do papel artesanal e suas aplicações



A prática da produção do papel artesanal reciclado resultante das interações comunicacionais-midiáticas: uma experiência na Igreja Anglicana em sua Catedral do Mediador




Tipo de Ação Extensionista: Projeto de Extensão[1]
Áreas Temáticas: Comunicação
Linhas Temáticas: Comunicação estratégica ou Mídias
Oficina “A técnica da marmorização do papel artesanal e suas aplicações”. 
Local: Curso de Arquivologia da UFSM
Data de realização da Oficina: 13 de junho de 2014
Autoria das fotografias: Sônia Elisabete Constante

Temática da Oficina: Técnicas de produção do papel artesanal marmorizado
Participantes da Oficina:


▪ Elza Constância de Oliveira
▪ Eny Gomes de Carvalho
▪ Gicelda Barbosa de Oliveira Ferreira
▪ Kerlly Brasil




Relato das atividades realizadas


A segunda oficina do projeto realizado com membros do grupo da Catedral do Mediador (Igreja Anglicana) foi intitulada “A técnica da marmorização do papel artesanal e suas aplicações” e aconteceu no dia 13 de junho de 2014 no Laboratório de Restauração, vinculado ao Departamento de Documentação/CCSH e ao Curso de Arquivologia/CCSH da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no período da manhã. 


O Grupo de Trabalho (GT) “Reciclando o papel descartado” apresentou a técnica de marmorização, que consiste na obtenção de desenhos abstratos em uma superfície líquida utilizando uma matriz gelatinosa, a partir de uma mistura preparada com água e a cola vegetal carboxi-metilcelulose (CMC)[2]. A mistura preparada deve descansar por, pelo menos, 24 horas, especialmente em dias frios, para o sucesso na fixação das tintas. A tinta que está sendo adotada pela equipe do GT é a acrílica. 


Fábia apresentando a técnica de marmorização.

O nome dado para a técnica de marmorização deve-se em razão dos desenhos e padrões que lembram os movimentos dos traços da pedra de mármore. Para a criação dos desenhos na mistura preparada recomenda-se utilizar palitos, pentes, ou outro material com ponta, que facilitam a criação da arte já abordada pelo Grupo em projetos desde 2013





Membros do grupo da Catedral do Mediador observando a apresentação da técnica de marmorização

Nesta segunda oficina foi apresentada a técnica de marmorização e os produtos criados com o emprego do papel marmorizado, mostrando as etapas para a preparação da mistura (cola e água), da tinta (diluída em água), dos tipos de desenhos, além dos materiais necessários como o conta-gotas, vasilhas retangulares entre outros. 




Assistência de Rita na produção de papel artesanal marmorizado


Durante a Oficina foi salientado que a técnica de marmorização, incluindo as medidas necessárias para a preparação da cola, está detalhadamente relatada no livro “Arquivologia e Produção do Papel Artesanal Reciclado” de autoria das professoras Sônia Elisabete Constante e Fernanda Kieling Pedrazzi, ambas lotadas no Departamento de Documentação do CCSH da UFSM. A obra foi lançada em 2013 sob o selo da Editora FACOS/UFSM e pode ser adquirida no Departamento de Documentação, prédio 74 A, sala 2147 e informações pelo fone (55) 3220-9256 ou pelo e-mail cursodearquivologiadaufsm@gmail.com. 

Assim, foram marmorizados os papéis artesanais, copinhos e bichinhos confeccionados com o papel reciclado pelos participantes na primeira oficina “Experiências de inclusão social utilizando o papel descartado”. 

Observou-se o entusiasmo do grupo quando seus membros realizaram a técnica e vislumbraram as diversas possibilidades de trabalhos que podem surgir por meio do emprego desta técnica, já que permite criar formas de desenhos coloridos de diversas (e únicas) formas.


Participantes conhecendo a técnica de marmorização no Laboratório


Papel artesanal marmorizado produzido na oficina


No final desta oficina foram confeccionadas caixinhas com papéis artesanais e papel em alto relevo. As caixinhas foram trazidas pelas participantes já pintadas e secas, prontas para serem decoradas. Sendo assim, as participantes puderam explorar sua criatividade, produzindo caixinhas com diversos enfeites.


Participantes confeccionando as caixinhas


[1] Projeto financiado pelo Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX) da UFSM.


[2]Para a preparação da cola para a realização da marmorização deve-se misturar a cola CMC em pó com a água. No liquidificador industrial é possível produzir uma quantidade maior da mistura, ou seja, para 6 litros de água adiciona-se a quantia de 0,30 gramas de CMC (pó) que equivale a medida de 8 colheres rasas. Deve ser batido por 12 minutos aproximadamente. Já para um liquidificador doméstico deve-se adicionar em um 1 litro de água a quantia de 0,5 gramas de CMC (pó) aproximadamente, o que equivale a medida de 2 colheres rasas. Deve ser batido por certa de 5 minutos. Para a utilização da mistura deve-se aguardar, pelo menos, 24 horas. A cola CMC (pó) é encontrada em empresas que vendem produtos químicos.



1ª Oficina Técnicas de Produção do Papel Artesanal

A prática da produção do papel artesanal reciclado resultante das interações comunicacionais-midiáticas: uma experiência na Igreja Anglicana em sua Catedral do Mediador



Tipo de Ação Extensionista: Projeto de Extensão[1]





Oficina Técnicas de Produção do Papel Artesanal





Áreas Temáticas: Comunicação
Linhas Temáticas: Comunicação estratégica ou Mídias
Local: Curso de Arquivologia da UFSM
Data de realização da Oficina: 23 de maio de 2014
Temática da Oficina: Produção do papel artesanal reciclado
Autoria das fotografias: Sônia Elisabete Constante
Participantes da Oficina:

▪ Elza  Constância de Oliveira
▪ Eny Gomes de Carvalho
▪ Gicelda Barbosa de Oliveira Ferreira
▪ Kerlly Brasil





O Grupo de Trabalho (GT) “Reciclando o papel descartado” do Laboratório de Restauração[2], vinculado ao Departamento de Documentação/CCSH e ao Curso de Arquivologia/CCSH da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vem realizando projetos de extensão com a comunidade, diversificando suas práticas sobre a temática reciclagem e reaproveitamento do papel descartado.


A primeira oficina foi realizada no dia 23, de maio de 2014, turno da manhã, no Laboratório de Restauração da UFSM. Intitulada “Experiências de inclusão social utilizando o papel descartado”, o tema da atividade foi a prática de produção do papel artesanal reciclado.
Nesta oficina, a primeira deste projeto, foi trabalhada a técnica de produção do papel artesanal, salientando aos participantes sobre a necessidade de conscientizar as pessoas sobre a importância do reaproveitamento do papel descartado para o meio ambiente. A temática sustentabilidade também foi alvo deste encontro, quando foi feita reflexão sobre a geração de renda a partir do uso do papel artesanal. O papel reciclado não irá poluir o meio ambiente e, ainda, a partir de sua matéria-prima, a polpa de papel, permite produzir diversos produtos tais como: caixinhas, copos, garrafas decoradas, bichinhos para enfeites, quadros, entre outros produtos que podem ser confeccionados de acordo com a criatividade de quem os produz.


Durante as práticas, em virtude das participantes já trabalharem e possuírem um conhecimento básico sobre a produção do papel artesanal foi exposto, inicialmente, os materiais necessários e utilizados pela equipe do Laboratório para a confecção do papel reciclado. Posteriormente, foi demonstrado pela equipe do GT como se prepara a polpa com a inserção de aglutinantes, como é o caso do emprego da cola carboxi-metil celulose (CMC). 


Em seguida foi iniciada a etapa da produção do papel artesanal, sendo confeccionados pelos participantes papéis artesanais de diversos tamanhos e espessuras. Após, foram criados papéis, bichinhos e copinhos decorados com produtos descartados, como por exemplo, tecidos, pedrinhas de bijuterias, folhas secas e sementes. Outro produto confeccionado foram os papéis em alto relevo que servirão para a decoração de caixinhas coloridas a ser produzida na próxima oficina, com o emprego do papel artesanal e/ou papel em alto relevo.


De modo geral, o grupo de participantes da oficina ficou interessado com a quantidade de produtos que podem ser confeccionados com o emprego do papel reciclado, especialmente, com o papel marmorizado, cuja técnica será apresentada nas oficinas posteriores, porém já exposta neste Blog.


No ano de 2013 foi executado o projeto intitulado “Estratégias comunicacionais para a divulgação de práticas da produção do papel artesanal e educação ambiental na internet”, cujo foco principal foi a divulgação, por meio de técnicas de comunicação, dos resultados obtidos em ações extensionistas para cuidadores e familiares de enfermos que estão envolvidos pela Turma do Ique (UFSM). Durante a realização das oficinas uma participante, que é atuante também do grupo da Catedral do Mediador da Igreja Anglicana em Santa Maria, ficou motivada pela oportunidade do aprendizado da produção do papel artesanal junto ao templo religioso. Por isso, diante do interesse demonstrado por parte deste público, foi elaborado o presente projeto que está dando seguimento à proposta do projeto realizado no ano de 2013, a fim de aprofundar o conhecimento sobre a produção do papel artesanal.



Registro das atividades realizadas

        




Participantes da primeira oficina conhecendo os materiais utilizados no Laboratório


Salienta-se que foi imprescindível a difusão dos trabalhos que vêm sendo realizados pelo GT “Reciclando o papel descartado” no Laboratório de Restauração do Curso de Arquivologia/CCSH envolvendo a temática reciclagem, pois foi por meio de oficinas realizadas em projetos anteriores que se tornou possível esse encontro entre os dois grupos que estão trabalhando com o tema ‘reciclagem do papel’.


Rita e Fábia, em primeiro plano, membros do GT do Laboratório de Restauração


Assistência de membros do GT na produção de papel reciclado


A atividade é prazerosa e envolve equipe e participantes


Equipe com a coordenadora do projeto e participantes


[1] Projeto financiado pelo Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX) da UFSM.
[2] O Laboratório está localizado em um espaço exclusivo no térreo do prédio 74 A, sala 2132, no Campus da UFSM em Santa Maria, com 75 m2.


Oficina Papel Reciclado (Mês da Cultura em Santa Maria)

PROJETO PAPEL RECICLADO 2015 – OFICINAS REALIZADAS NO ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL DE SANTA MARIA  No Mês da Cultura de Sant...