A prática da produção do
papel artesanal reciclado resultante das interações comunicacionais-midiáticas:
uma experiência na
Igreja Anglicana em sua
Catedral do Mediador
Tipo de Ação Extensionista: Projeto de Extensão[1]
Oficina Técnicas de Produção do Papel Artesanal
Áreas Temáticas: Comunicação
Linhas Temáticas: Comunicação estratégica ou Mídias
Local: Curso de Arquivologia da UFSM
Data de realização da Oficina: 23 de maio de 2014
Temática da Oficina: Produção do papel artesanal reciclado
Autoria das fotografias: Sônia Elisabete Constante
Participantes da Oficina:
▪ Elza Constância de Oliveira
▪ Eny Gomes de Carvalho
▪ Gicelda Barbosa de Oliveira Ferreira
▪ Kerlly Brasil
O Grupo de Trabalho (GT) “Reciclando o papel descartado” do Laboratório de Restauração[2], vinculado ao Departamento de Documentação/CCSH e ao Curso de Arquivologia/CCSH da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vem realizando projetos de extensão com a comunidade, diversificando suas práticas sobre a temática reciclagem e reaproveitamento do papel descartado.
A primeira oficina foi realizada no dia 23, de maio de 2014, turno da manhã, no Laboratório de Restauração da UFSM. Intitulada “Experiências de inclusão social utilizando o papel descartado”, o tema da atividade foi a prática de produção do papel artesanal reciclado.
Nesta oficina, a primeira deste projeto, foi trabalhada a técnica de produção do papel artesanal, salientando aos participantes sobre a necessidade de conscientizar as pessoas sobre a importância do reaproveitamento do papel descartado para o meio ambiente. A temática sustentabilidade também foi alvo deste encontro, quando foi feita reflexão sobre a geração de renda a partir do uso do papel artesanal. O papel reciclado não irá poluir o meio ambiente e, ainda, a partir de sua matéria-prima, a polpa de papel, permite produzir diversos produtos tais como: caixinhas, copos, garrafas decoradas, bichinhos para enfeites, quadros, entre outros produtos que podem ser confeccionados de acordo com a criatividade de quem os produz.
Durante as práticas, em virtude das participantes já trabalharem e possuírem um conhecimento básico sobre a produção do papel artesanal foi exposto, inicialmente, os materiais necessários e utilizados pela equipe do Laboratório para a confecção do papel reciclado. Posteriormente, foi demonstrado pela equipe do GT como se prepara a polpa com a inserção de aglutinantes, como é o caso do emprego da cola carboxi-metil celulose (CMC).
Em seguida foi iniciada a etapa da produção do papel artesanal, sendo confeccionados pelos participantes papéis artesanais de diversos tamanhos e espessuras. Após, foram criados papéis, bichinhos e copinhos decorados com produtos descartados, como por exemplo, tecidos, pedrinhas de bijuterias, folhas secas e sementes. Outro produto confeccionado foram os papéis em alto relevo que servirão para a decoração de caixinhas coloridas a ser produzida na próxima oficina, com o emprego do papel artesanal e/ou papel em alto relevo.
De modo geral, o grupo de participantes da oficina ficou interessado com a quantidade de produtos que podem ser confeccionados com o emprego do papel reciclado, especialmente, com o papel marmorizado, cuja técnica será apresentada nas oficinas posteriores, porém já exposta neste Blog.
No ano de 2013 foi executado o projeto intitulado “Estratégias comunicacionais para a divulgação de práticas da produção do papel artesanal e educação ambiental na internet”, cujo foco principal foi a divulgação, por meio de técnicas de comunicação, dos resultados obtidos em ações extensionistas para cuidadores e familiares de enfermos que estão envolvidos pela Turma do Ique (UFSM). Durante a realização das oficinas uma participante, que é atuante também do grupo da Catedral do Mediador da Igreja Anglicana em Santa Maria, ficou motivada pela oportunidade do aprendizado da produção do papel artesanal junto ao templo religioso. Por isso, diante do interesse demonstrado por parte deste público, foi elaborado o presente projeto que está dando seguimento à proposta do projeto realizado no ano de 2013, a fim de aprofundar o conhecimento sobre a produção do papel artesanal.
Registro das atividades realizadas
Participantes da primeira oficina
conhecendo os materiais utilizados no Laboratório
Salienta-se que foi imprescindível a
difusão dos trabalhos que vêm sendo realizados pelo GT “Reciclando o papel
descartado” no Laboratório de Restauração do Curso de Arquivologia/CCSH
envolvendo a temática reciclagem, pois foi por meio de oficinas realizadas em
projetos anteriores que se tornou possível esse encontro entre os dois grupos que
estão trabalhando com o tema ‘reciclagem do papel’.
Rita e
Fábia, em primeiro plano, membros do GT do Laboratório de Restauração
Assistência de membros do GT na
produção de papel reciclado
A atividade é prazerosa e envolve
equipe e participantes
Equipe com a coordenadora do projeto e
participantes
[1] Projeto financiado pelo Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX) da UFSM.
[2] O Laboratório está localizado em um espaço exclusivo no térreo do prédio 74 A, sala 2132, no Campus da UFSM em Santa Maria, com 75 m2.





Nenhum comentário:
Postar um comentário